Os Mouros das Terras Encantadas

 
 
 
 

 

 

 

Abakir

Mestre de Abu Sakan, transmitiu-lhe os primeiros ensinamentos de magia, que este viria a desenvolver mais tarde sob a influência dos Encobertos. Foi Abakir quem encantou al-Farah.

 

Abu Sakan

Ficou preso nas Terras Encantadas quando Abakir decidiu que já não precisava de alguém a vigiar al-Farah e ali o abandonou. É um dos mais destacados servos dos Encobertos, a quem ofereceu vassalagem com o objectivo de se apoderar dos tesouros dos mouros encantados.

 

Afan al-Udhri

Foi um dos primeiros mouros a chegar às Terras Encantadas. Roubou ao rei dos basiliscos o bloco de cristal a partir do qual foi feito o Elmo de Cristal e libertou Fatmah do duplo encantamento.

 

Almajonas

Mulheres muito altas e magras que vestem mantos cinzentos, de um tom muito claro, com os quais cobrem a sua pele assustadoramente pálida. Exalam um bafo gélido e fétido que enregela as suas vítimas, aterrorizando-as e deixando-as sem força ou vontade de reagir, podendo em alguns casos chegar a matá-las. Por onde passam, deixam um rasto de frio que enregela quem quer que cruze o seu caminho.

 

al-Zaide

Filho de Mohamed Aben Amid e pai de Zayad Ben Zaide. Usava uma armadura com propriedades mágicas que o protegia de feitiços e que o filho viria a herdar. Era um excelente estratega e nunca pensava em recuar quando tinha à sua frente os servos dos Encobertos, mas o que lhe sobrava em coragem e determinação faltava-lhe em prudência e humildade.

 

al-Zubayr

Alcaide de Hisn al-Hafa. É descendente de Amenhamet e pai de Walid e de Wazir.

 

Amenhamet

Guerreiro lendário que mobilizou os povos do Centro das Terras Encantadas numa resistência épica contra os exércitos dos Encobertos. Na companhia dos seus soldados concretizou alguns dos feitos mais memoráveis da história das Terras Encantadas.

 

Anassir

É filha de Zahara, a Senhora das Águas, e uma das mouras mais poderosas das Terras Encantadas. Vive num palácio que construiu no fundo do poço de Sharish, perto do palácio de al-Farah.

 

André

Tem a mesma idade que Ricardo, mas tem interesses muito diferentes. Prefere passar os tempos livres a ler ou a navegar na internet. Tem excesso de peso, é bastante desajeitado e irrita-se por a sua fraca preparação física não lhe permitir acompanhar os outros.

 

Asinomens

Durante o dia são homens miseráveis, tristes, medrosos, doentes e fracos, mas à noite transformam-se em criaturas cuja aparência é um misto de homem e de burro. Têm porte possante e, uma força e uma agressividade incontroláveis.

 

Asinomem

 

Bahaedin al-Jawhar

Pai de Anassir e marido de Zahara. Artífice exímio que, com Zahara, deu forma ao Elmo de Cristal e à cota de malha mágica que Zayad Ben Zaide herdou. Vivia perto do território dos Encobertos e, o seu carácter obstinado e a sua força colossal tornaram-no um dos principais obstáculos aos Senhores do Mal, cujos exércitos enfrentava com uma determinação que levava muitos a acreditar na sua invencibilidade. Um dia, os Encobertos atacaram o castelo de al-Jawhar, matando-o, destruindo a fortaleza e a própria montanha onde esta se erguia.

 

Balen al-Farah

O alcaide de Sharish é um dos mais temíveis guerreiros mouros, mas tem uma postura discreta que mal o deixa perceber. É conhecido e respeitado em todos os territórios das Terras Encantadas pelas suas decisões sábias e sensatas. Tem um filho, Harun, que nasceu do casamento com uma humana.

 

Basiliscos

Répteis que chegam a atingir quatro metros de comprimento. Têm corpos semelhantes aos dos lagartos, protegidos por uma impenetrável camada de escamas. Sobre a cabeça têm uma grande crista e, no lugar da boca, têm um possante bico, semelhante aos dos galos, mas muito maior. São muito ágeis, possuem uma força descomunal e deslocam-se com uma rapidez surpreendente, fazendo-o com igual facilidade sobre as quatro patas ou apenas sobre as duas patas traseiras, usando como apoio a grande cauda emplumada. Os olhos são a sua arma mais temida, porque um simples olhar dos basiliscos têm a capacidade de se tornar mortífero para qualquer ser vivo.

 

Brada

É neta de Ibn al-Abbar e irmã mais nova de Zuleima. Apesar de ser ainda muito nova e de não ter chegado a conhecer o avô, herdou as qualidades que fizeram de Ibn al-Abbar uma das personalidades mais respeitadas das Terras Encantadas.

 

Bruxas

Vivem espalhadas pelas Terras Encantadas, em cabanas isoladas, mas reúnem-se com alguma frequência para executar os seus rituais ou sempre que o seu Senhor, o Homem da Foice, o determina. Sozinhas não constituem uma grande ameaça para os mouros encantados, mas ao atacarem em grupo e de modo traiçoeiro, como é seu hábito, tornam-se perigosas.

 

Cassima

Com o apoio de Abu Sakan, que a ajudou a dominar os que tentaram resistir ao seu domínio, reina sobre os mouros que foram encantados sob a forma de serpente. Ainda assim, a Senhora das Serpentes anseia por libertar-se ou até dominar o mago.

 

Asinomem

 

Diogo Mendo Peres

Cavaleiro cristão que, alguns séculos atrás, nas Terras Esquecidas, se apaixonou por Nadima, com quem fugiu para poderem casar. Os dois foram perseguidos pelo pai da moura que os capturou e encantou. Vive sozinho num pequeno palácio fora das muralhas de Sharish desde que os Monges da Ordem Negra mataram Nadima.

 

Encobertos

São a entidade mais poderosa das Terras Encantadas. Dizem uns que foram eles quem criou o mundo, outros dizem que são uma das imperfeições que resultou da criação do mundo, outros ainda dizem que foram gerados pela Morsapeltem. Ninguém que os tenha visto de perto sobreviveu a esse encontro, embora já tenham sido avistados de longe. Sabe-se que são três, montam cavalos enormes que deixam as marcas dos seus cascos onde quer que passem, seja na terra ou na rocha mais dura. Vivem nas grandes montanhas no centro das Terras Encantadas, de onde raramente saem. A partir dali comandam exércitos de asinomens, basiliscos e de outras criaturas que procuram a sua protecção. Cada pessoa vê-os da forma como concebe o reino sobre o qual cada um deles domina: a Morte, o Sofrimento e o Medo.

 

Entreaberto

É um dos mais temíveis servidores dos Encobertos. Aborda as suas vítimas ordenando-lhes que cavem um buraco no chão na expectativa de encontrar um tesouro. Se obedecerem as pessoas caem imediatamente em seu poder. Se, pelo contrário, o mandarem a ele cavar vê-se obrigado a seguir essa ordem, procurando de seguida uma oportunidade para expor a vítima à fornalha que arde nas suas costas, revertendo a situação a seu favor.

 

Gamir Ibn Homatri

O seu pai era o alcaide de um castelo situado num planalto fronteiro ao território dos Encobertos. Um dia, ao regressar a casa depois de uma viagem ao Norte, deparou-se com o desaparecimento do castelo e de toda a população. Desde então percorre incessantemente as Terras Encantadas em busca de pistas que o ajudem a descobrir o que aconteceu ao seu povo e à sua família. É um excelente arqueiro e um grande amigo de al-Farah.

 

Ghalib Ibn al-Mundhir

Emir de Mirtolah e filho de al-Mundhir, primeiro emir e fundador do emirado. Não possui o carisma nem os dotes de estratega e diplomata que caracterizavam o pai, mas é um aliado importante e leal a todos os que enfrentam as forças dos Encobertos.

 

Harun

Filho de al-Farah e de uma humana que o alcaide de Sharish levou para as Terras Encantadas. Sente uma enorme curiosidade acerca das Terras Esquecidas, de onde a sua mãe veio. Essa curiosidade e a propensão do seu carácter para conciliar opiniões diferentes são frequentemente confundidas com fraqueza pelos conselheiros do pai.

 

Homem da Foice

É o mais fiel servidor dos Encobertos. Tem quase três metros de altura e uma força inigualável. Usa uma foice de lâmina curva e cabo curto, com a qual mata os homens que encontra, muitas vezes comendo-os com os seus dentes enormes.

 

Jans

As fadas fiandeiras. Mulheres de baixa estatura que apenas se deixam ver quando pretendem trocar por comida os seus tecidos finíssimos, que os mouros tanto apreciam.

 

Os Mouros das Terras Encantadas

 

Kaddur Ibn al-Abbar

Avô de Brada e Zuleima. Foi o primeiro alcaide de Munt Siyun e conseguiu fazer do Monte Sagrado um refúgio seguro para todos os que fugiam aos exércitos dos Encobertos. Era conhecido e respeitado, em todas as regiões das Terras Encantadas, pela sua profunda sabedoria.

 

Mohamed Aben Amid

Emir de Xelb, o reino mouro mais poderoso das Terras Encantadas, é respeitado pela sua sabedoria e sensatez e, embora não tenha poder sobre os outros territórios, os seus conselhos e sugestões são sempre seguidos por todos.

 

Monges da Ordem Negra

Ordem de monges guerreiros que, tendo tomado conhecimento da existência das Terras Encantadas, se deslocou para lá com o objectivo de continuar as cruzadas de que se ocupava nas Terras Esquecidas.

 

Morsapeltem

Na língua do Povo das Pedras Grandes o seu nome significa “Grande Força Escura”. É um enorme ser alado de cor avermelhada, muito escura, por vezes parecendo incandescente. Diz-se que é imortal e que gerou os Encobertos. Exala um cheiro pestilento que chega a matar por intoxicação os homens de quem se aproxima. Tem garras possantes, capazes de derrubar as mais sólidas torres de granito.

Não se sabe se é um ser único ou um conjunto de criaturas. Há quem diga que se decompõe em milhares de seres com o mesmo formato e as mesmas características, mas muito mais pequenos.

 

Mugawir

Filho de Amenhamet. Herdou as características físicas do pai, mas não o carisma que lhe permitiu unir sob o seu comando todos os exércitos da região central das Terras Encantadas.

 

Muzayn Ibn Marwan

Váli de Exitânia. Estabeleceu a neutralidade da sua cidade evitado, assim, que a mesma seja atacada. Esta é uma das razões por que muitos o acusam de se ter vendido aos Encobertos, a troco da prosperidade da sua cidade e do aumento constante do fabuloso tesouro que possui.

 

Naimah

Mulher de Amenhamet. Foi sequestrada por Cassima e assassinada por Abu Sakan.

 

Najmah

Aia de Anassir.

 

Nharros

Animais com o tamanho de uma galinha e aspecto semelhante ao dos morcegos. São desajeitados e não voam, conseguindo pouco mais que grandes saltos quando abrem as asas. Têm o corpo coberto por uma fina camada de pêlo feio, cinzento ou preto. O seu nome deriva do som que emitem quando estão assustados.

 

Nureddin Ibn al-Jawhar

Filho de Zahara e de Bahaedin al-Jawhar. Nureddin reúne a força e a determinação do pai aos poderes mágicos e sensatez da mãe. Nele residem as esperanças que muitos sustentam de ver um dia todas as forças que resistem aos Encobertos unidas em torno de um único comandante. Foi educado em Sharish pelos sábios que al-Farah acolhe na sua corte e desenvolveu uma grande amizade pelo alcaide.

 

Obeidalá

Tem mais de dois metros de altura e possui uma força descomunal. De carácter rabugento, faz constantes comentários irritados às contrariedades que lhe vão surgindo, mas os companheiros acreditam que tem um bom coração e que é leal.

 

Povo do Vento

Seres translúcidos, muito poderosos, que habitam o vento. Desprezam todos quantos vivem sobre a terra e só em situações muito excepcionais se relacionam com os mouros encantados.

 

Povo das Pedras Grandes

Descendentes do povo que durante séculos ergueu milhares de construções megalíticas. Foram os primeiros homens a encontrar a passagem para as Terras Encantadas. São detentores de uma magia primitiva mas muito forte, que os torna temíveis e os mantém seguros e isolados no seu território, onde raramente recebem estranhos.

 

Ricardo

Tem 14 anos e é primo de Sara. O seu interesse por actividades físicas como skate, btt ou kung-fu criam alguma incompatibilidade com os temperamentos menos activos de André e Rita. Mas, ao ser atirado para as Terras Encantadas na companhia dos dois, vê-se obrigado a controlar a sua implicância.

 

Rita

É um ano mais nova que Ricardo e André. Segundo ela o primeiro é pretensioso e irritante e o segundo é um chato. Tem o cabelo louro e umas sardas que contribuem para que os dois rapazes a achem bonita, apesar de vaidosa e antipática.

 

Sara

É filha de Zaida, uma moura encantada, e de um humano. Viveu sempre nas Terras Esquecidas e pouco sabe ainda sobre a mãe e o mundo em que ela vive. Possui alguns poderes mágicos que vai aprendendo a desenvolver com a ajuda dos mouros encantados.  

 

AsinomemAsinomem

 

Slimane

Foi encantado juntamente com Ibn al-Abbar e, desde então, tem sido o comandante dos soldados de Munt Siyun. Assistiu ao declínio que se sucedeu à morte do primeiro alcaide com uma discreta inquietação.

 

Tayeb

É noivo de Brada e primo de Walid e Wazir. Também descende de Amenhamet, mas tem uma personalidade muito menos aguerrida que a dos primos ou do lendário antepassado.

 

Walid e Wazir

Os dois irmãos são filhos de al-Zubayr e descendentes directos de Amenhamet. A audácia, destreza e coragem que os caracteriza trouxe à memória de todos o lendário antepassado e fez renascer no povo de Hisn al-Hafa o alento que os abandonara depois da morte do seu primeiro alcaide.

 

Zahara

A Senhora das Águas é a entidade benigna mais poderosa das Terras Encantadas e reina sobre todos os mouros encantados em fontes, rios, poços ou lagos.

 

Zaida

Mãe de Sara, vive nas terras do Norte e é uma das personalidades mais respeitadas das Terras Encantadas.

 

Zayad Ben Zaide

É neto do emir Mohamed Aben Amid. Usa uma armadura com propriedades mágicas que o protege de feitiços. É um guerreiro respeitado por todos, apesar de ser arrogante e antipático.

 

Zuleima

A alcaidessa de Munt Siyun é neta de Ibn al-Abbar e irmã de Brada. Tem por único propósito reforçar o seu poder, não olhando a meios para o conseguir.